Início

segunda-feira, 8 de abril de 2013

“Mirante: História, Memória e um Novo Olhar” inaugura exposição fotográfica


Exposição fotográfica feita por crianças será inaugurada no dia 13 de Abril, às 14hs no Mirante do Canhão, bairro do Outeiro em Ilhéus. O trabalho é resultado das oficinas gratuitas de fotografia do projeto “Mirante: História, Memória e um Novo Olhar”, uma iniciativa da  Associação Filtro dos Sonhos, com apoio financeiro do Fundo de Cultura e Secretaria  de Cultura do Estado da Bahia.

Entre aulas teóricas e práticas sobre o universo da fotografia digital,  os alunos foram estimulados a conhecer a história do Outeiro de São Sebastião,  o primeiro bairro de Ilhéus e um dos primeiros assentamentos da Bahia, erguido na primeira metade do século XVI. Segundo Cris Passos,  coordenadora administrativa da Filtro dos Sonhos, “a iniciativa nasceu ao percebemos a necessidade de um trabalho que colabore com o resgate da história local. Nosso projeto é  voltado para as crianças porque entendemos que a preservação e construção da nossa história só vão ser possíveis através de uma forte ligação entre as diferentes gerações”.  


A afinidade dessa nova geração com a tecnologia foi o caminho para despertar o  interesse  das crianças por uma linguagem artística e de uma melhor compreensão sobre lugar onde vivem. “As fotos evidenciam a simplicidade e curiosidade características do olhar infantil, a leveza pra conciliar nas lentes o presente e o passado ainda vivo no bairro. Eles entenderam a história local, e agora de forma mais consciente, fazem parte dessa memória”, comenta Ana Sales, uma das ministrantes das oficinas.

 A  exposição será de 40 fotos que mostram o cotidiano do Outeiro, seus mirantes, arquitetura e moradores mais antigos. Após a inauguração, dia 13, as fotos ficarão em exposição definitiva no próprio bairro, distribuídas nas casas, estabelecimentos, associações e igreja, como forma de estímulo para preservação da história do Outeiro, de Ilhéus e sua memória.

Para mais informações : www.projetomirante.org
e-mail: projetomirante@gmail.com

Nenhum comentário: