Início

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Tenda do TPI estreia emocionando público

foto: Karoline Vital

Muita emoção na estreia do novo espaço do Teatro Popular de Ilhéus (TPI). Na noite do último sábado (06), o grupo lançou a programação de abril em sua Tenda, na Avenida Soares Lopes, com platéia lotada. Além de vibrar e aplaudir de pé a apresentação do musical da Cia. Boi da Cara Preta Lendas da Lagoa Encantada, o público conferiu ainda um pouco da trajetória do grupo, que chega ao seu 18º ano. Também foi apresentada a proposta do parque cultural Aldeia das Artes.

Para o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a mudança para o novo espaço é um marco histórico para o grupo. “É o início da luta por nossa sede própria, que comporte nossas ações e dê a possibilidade de ampliarmos nosso trabalho”, afirmou. A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus é patrocinada pelo Sebrae, que arcará com o aluguel dos próximos três meses. Até o final deste período, o TPI buscará financiamento através de leis de incentivo, junto a entidades que apóiam a economia criativa e a produção cultural.


A possibilidade da sede própria do TPI está incluída no projeto do Parque Cultural Aldeia das Artes. A apresentação da proposta foi feita pelo arquiteto Carl Von Hauenschild e, além de um teatro e um circo, possui ocas de estrutura metálica, onde serão desenvolvidas atividades culturais diversas e fomentada a economia criativa. O empreendimento segue o projeto paisagístico Parque Burle Marx, que há décadas espera ser executado completamente na Avenida Soares Lopes, além do projeto Orla. “O Parque Cultural não beneficiará apenas o grupo, mas a região sulbaiana”, explicou Hauenschild.

A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, esteve presente no lançamento da Tenda do TPI. Na ocasião, ela disse que o sul da Bahia tem potencial para investir mais na economia criativa, valorizando seu patrimônio imaterial, agregando valor aos seus produtos. Ainda segundo a coordenadora, o Teatro Popular de Ilhéus é uma referência regional como empreendedor cultural e o Sebrae está aberto como parceiro na busca por investidores.

A programação da Tenda do Teatro Popular de Ilhéus segue as atrações, projetos, cursos e oficinas que o grupo vem executando, através de convênio com o Fundo de Cultura da Bahia. Nesta terça-feira (09) às 19 horas, o Cineclube Équio Reis exibe o documentário “Os Magníficos”, com entrada franca. E, na quarta-feira (10), acontece a mostra Mondrongo Filmes, exibindo vídeos produzidos ou apoiados pelo Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus.
            

Nenhum comentário: