Início

terça-feira, 30 de abril de 2013

Programa de Qualificação em Música 2013 tem aula inaugural nesta quinta-feira

foto:  Nathália Miranda

Centro de Formação em Artes da FUNCEB inicia aulas para 222 alunos no terceiro ano da ação, que oferece cursos em três níveis, orientados por Letieres Leite e Bira Marques

Nesta quinta-feira, 2 de maio, às 14h30, o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), realiza a aula inaugural do terceiro ano do Programa de Qualificação em Música. O evento vai contar com apresentação musical de professores dos cursos, que vão trabalhar sob orientação dos maestros Letieres Leite e Bira Marques, com consultoria artístico-pedagógica de Eduardo Fagundes. Com a experiência do biênio anterior, a ação é consolidada em um percurso formativo que se estrutura em três níveis: básico, intermediário e avançado, atendendo um total de 222 alunos selecionados dentre 730 inscritos, de jovens a partir dos 16 anos de idade até profissionais da música com experiência comprovada.


Nos níveis básico e intermediário, são 11 cursos distribuídos por instrumentos: baixo, guitarra, violão, percussão, flauta, saxofone, trombone, piano, trompete, bateria e canto. Já nos cursos de nível avançado, profissionais da música terão oportunidade de qualificar seus conhecimentos nas aulas de Harmonia Avançada; Instrumentação, Orquestração e Arranjo; e Abordagem Geral sobre o Universo Percussivo Baiano (UPB). Devido à expressiva demanda de interessados, serão abertas novas turmas até o fim de maio, com ampliação de mais 150 vagas, o que vai totalizar 372 contemplados.

Com duração de 30 semanas, variando em carga horária de duas a seis horas semanais, a série de cursos será trabalhada em dois enfoques orientados por maestros e educadores de relevante atuação na música baiana contemporânea. O primeiro, Universo Percussivo Baiano (UPB), fica nas mãos de Letieres Leite, músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orkestra Rumpilezz; e o segundo, Núcleo Moderno de Música, é conduzido por Bira Marques, também músico, compositor, arranjador e educador, criador da Orquestra Afro Sinfônica. Eles vão atuar com um grupo de 12 professores de reconhecida competência e que marcam a presença da diversidade que o Programa se dispõe a efetivar. “A expectativa é de transformar este Centro numa grande massa criativa sonora”, comenta Eduardo Fagundes, violinista e arranjador, graduado e mestre pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que assume a consultoria artístico-pedagógica do Programa.

Na perspectiva de uma educação cidadã, os princípios do Programa de Qualificação em Música do Centro de Formação em Artes da FUNCEB se alinham à política de Educação Profissional do Ministério da Educação (MEC), tendo em vista a qualificação de trabalhadores das artes no que se refere a uma formação pessoal e profissional. O CFA ainda espelha a expertise construída ao longo dos quase 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, referencial importante para o encaminhamento artístico e pedagógico do Centro, que tem porte especial de unidade escolar e busca dar acesso à educação e à cultura através da ampliação e democratização de espaços formativos.

Sobre o Programa de Qualificação em Música – O Programa de Qualificação em Música responde a um diagnóstico obtido através de entrevistas e encontros, realizados pela FUNCEB entre dezembro de 2011 e fevereiro de 2012, com instituições públicas que oferecem curso de formação em Música e profissionais de educação musical atuantes na Bahia. Entre as representações ouvidas, estiveram a Escola de Música da UFBA, o Colegiado de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), o Núcleo de Artes da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), o Curso Técnico de Música do Colégio Manoel Novaes e o Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design. Esta escuta confirmou a necessidade de promover qualificação formal para que jovens músicos e profissionais da área possam enriquecer seus conhecimentos, aprimorar sua atuação profissional e obter melhores condições de inserção no mercado de trabalho e na sociedade.

A iniciativa foi experimentada em um projeto piloto de formação continuada em música, executado pela FUNCEB no segundo semestre de 2011, quando o maestro Letieres Leite, à frente do trabalho de dez outros professores, atendeu a 50 alunos oriundos de projetos sociais e ONGs de Salvador, para qualificá-los no seu fazer artístico.

Em 2012, o Programa de Qualificação em Música se realizou na estruturação de dois núcleos orientados por Letieres e Bira Marques, atendendo mais de 200 alunos, entre adolescentes, jovens e adultos, em aulas de instrumentos, teoria musical, orquestração, harmonia, entre outras. A metodologia dos cursos desenvolvidos por esses maestros não só apontaram sucesso com o público, como também se enquadraram perfeitamente aos princípios do CFA, que, assim como eles, se compromete com a valorização das matrizes populares e africanas dentro de um conceito contemporâneo.

Agora em 2013, o Programa reinicia atividades com a consultoria artístico-pedagógica de Eduardo Fagundes, que traz a experiência com trabalhos desenvolvidos na sua pesquisa de mestrado com construções de itinerários formativos em música, a exemplo da implantação do currículo de música da Escola Villa Lobos. Assim, após os dois anos de experimentações, o Programa de Qualificação em Música se concretiza, apresentando referências teóricas e práticas metodológicas construídas em processo dialógico entre as partes.

Nenhum comentário: