Início

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Reconvexo: I Festival Nacional de Videoprojeções Mapeadas e Interativas começa hoje no Recôncavo da Bahia


Artistas de diversas origens se unem em Cachoeira e São Félix numa semana de experiências na área

As cidades de Cachoeira e São Félix, no Recôncavo da Bahia, recebem durante uma semana, a partir desta quinta-feira, 11 de abril, e até o próximo dia 18, o Reconvexo: I Festival Nacional de Vídeo-Projeções Mapeadas e Interativas, evento que tem como foco as videoprojeções digitais interativas e suas aplicações. Videomapping e videoinstalações trazidos por artistas de diversas origens iniciam uma trajetória de intercâmbio de projetos e experiências na área. Além disso, o Reconvexo propõe resignificar espaços arquitetônicos e incentivar a criação de obras contextualizadas com a região. Na programação, totalmente gratuita, constam oficinas, palestra, videoprojeções em ambientes externos e instalações em galeria com visitas guiadas.


A abertura se dá com a palestra Arte e Arquitetura das Videoprojeções, no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB), às 18 horas de hoje, seguida de performance do coletivo Xaréu Cardume Audiovisual, às 20 horas. Exposições também são abertas hoje e seguem recebendo visitação até o fim do evento.

Seis videoprojoeções de artistas de cinco estados brasileiros foram selecionadas através de uma chamada, que registrou 47 inscritos de 12 estados. As obras escolhidas são de Nacho Durán (GO) e Leandro Mendes, o VJ VIGAS (SC), que apresentarão seus trabalhos em ambientes externos, e George Neri (BA), Lucca Del Carlo e Bianca Sardinha (SP), além do Coletivo OpiopticA (SC) e do Grupo de Pesquisa e Experimentação em Sistemas Multimodais (MG), que se instalam na Galeria Hansen Bahia. Eles se unem aos convidados André Amparo (SP), com Caixa das Memórias Guardadas; Eneida Sanches e Tracy Collins (BA), com Cachoeira e Transe; Yasmin Nogueira (BA), com Homem Cubo.

Também se destacam a participação de Eder Santos e Vinícius Luz, cofundador da VJzaria, e as oficinas Projeção Mapeada Generativa, ministrada por Jarbas Jacome, de Introdução ao Universo Audiovisual, para crianças, com Bernardo Brant, e Laser Tag – Grafite Digital, com o Graffiti Research Lab Brasil. Na quarta-feira, 17 de abril, 19 horas, o VJ EMIKO, da Polônia, marca o encerramento com apresentação de Live Image. A programação completa está no site www.reconvexo.com.br.

O Reconvexo: I Festival Nacional de Vídeo-Projeções Mapeadas e Interativas tem apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), através do Edital Setorial de Artes Visuais 2012, que disponibilizou um total de R$ 750 mil, com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), e selecionou 15 propostas.

Nenhum comentário: