Início

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Carta de Reivindicações do Seminário Teatro e Teatralidade


Nós, representantes de 33 cidades da Bahia, nos reunimos no I Seminário de Políticas Públicas para o Teatro da Bahia intitulado “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências”, entre os dias 25 e 27 de abril de 2013, na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, declaramos que:

Com a criação do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, surgiu também a necessidade de criação de um plano pertinente à sua área de atuação que possa contribuir com atividades estruturantes de criação, formação, normalização, técnica, documentação, memória, pesquisa, proteção e conservação, restauração, comunicação, produção, dinamização, difusão e fomento, conforme precípua o artigo 12, da Lei Orgânica da Cultura na Bahia.


Para a criação do Plano Setorial de Teatro será necessário ouvir os principais interessados na sua construção: a sociedade civil. Só assim poderemos garantir a representação de cada um dos fazedores de Teatro na Bahia. Esta escuta deverá se dar a partir de encontros, seminários, conferências, fóruns e reuniões que tenham como pauta: o Teatro da Bahia.

O seminário Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências mostrou-nos que cada vez mais devemos trabalhar em rede, propor ações coletivas e criar políticas públicas que fomentem, estruturarem, formem, produzam e protejam a memória do Teatro.

Precisamos de mais recursos, pois a demanda é imensa. Queremos que os editais voltados para o setor sejam macroterritorializados, com reais chances de contemplação para todos.

Que as políticas públicas criadas, tenham continuidade.

Que o Colegiado Setorial de Teatro promova o diálogo entre Poder Público, sociedade civil e os agentes culturais;

Que o governo fortaleça a economia da cultura, promovendo a circulação de grupos, companhias e artistas, assegurando a plena manifestação da diversidade das expressões culturais e a participação de todos.

Que seja criado um mapeamento de todos os grupos e artistas de teatro da Bahia, nas suas mais diversas manifestações de rua, de palco, comunitários, rurais, populares, entre outros, e estudos que permitam identificar e diagnosticar a cadeia produtiva, criativa e mediadora relacionada ao setor.

Que todo artista, produtor ou grupo de Teatro possa fornecer subsídios à FUNCEB, SECULT e CEC-BA para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor.

Que os futuros seminários, encontros, conferências e fóruns proponham atividades que estimulem a cooperação entre União, Estado e Municípios para a formulação, realização, acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área da cultura e das artes, em especial as atinentes ao setor de Teatro.

Por fim, este primeiro seminário permitiu a troca de experiências entre grupos e artistas, produtores e pesquisadores, com foco na elaboração destas diretrizes, incentivadas pelas conversas de 136 participantes, 23 grupos de Teatro e as cidades de Alcobaça, Aurelino Leal, Arataca, Barreiras, Camacã, Camaçari, Casa Nova, Castro Alves, Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Ibotirama, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itanhém, Itapé, Medeiros Neto, Prado, Porto Seguro, Salvador, Teixeira de Freitas, Santa Cruz Cabrália, Una, Uruçuca, Jacobina, Igrapiúna e Vitória da Conquista.

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências é apenas o pontapé inicial. Estamos abertos às colaborações, sugestões e ao debate que se faz presente com todos os fazedores de teatro da Bahia.

Saudações Teatrais,

Pawlo Cidade
Presidente do Colegiado Setorial de Teatro da Bahia
Curador de Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências

Assinam conosco:

Rede Encena Salvador de Teatro Comunitário
Movimento de Teatro de Rua da Bahia
Teatro Popular de Ilhéus
Grupo Teatro Total (Ilhéus)
Grupo Maktub de Teatro e Circo (Ilhéus)
Grupo Vozes (Itabuna)
Cia Casa Aberta de Teatro (Ilhéus)
Laboratório Criativo (Itabuna)
Grupo Atuarte (Ibicuí)
Teatro Popular Jorge Amado (Ilhéus)
Grupo de Teatro Renascença (Ilhéus)
Cia Teatrando (Barreiras)
Teatrarte (Una)
Grupo Teatral IMEA (Arataca)
Cia Meremarie de Teatro (Vitória da Conquista)
Poesia e Cia (Iguaí)
Os Anônimos (Alcobaça)
A Tribo (Buerarema)
Cia Boi da Cara Preta (Ilhéus)
Associação dos Amigos de Teatro (Itabuna)
Trupe Estripulia de Teatro (Ilhéus)
Cia Teatro Loja Maçônica Regeneração Sulbaiano (Ilhéus)
Cia Sonho do Futuro (Teixeira de Freitas)
Grupo Movimento Gueto (Una)
Cia Palco (Itabuna)
Grupo de Arte Macuco (Buerarema)
Grupo MAFUA (Medeiros Neto)
Teatro Popular e Interculturalidade (Itabuna)
Cia de Teatro na Arte a Verdade (Porto Seguro)
Pensatores (Itabuna)
Doutores Maluquinhos (Porto Seguro)
Cia Birabandos (Camaçari)

Nenhum comentário: