Início

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Está aberta a 2ª edição do Escritas em Trânsito


Inscrições para oficina com Marina Wisnik podem ser feitas até 5 de maio, iniciando uma série de 14 cursos com nomes da literatura contemporânea de língua portuguesa

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), dá início à 2ª edição do Escritas em Trânsito, projeto que promove oficinas gratuitas ministradas por renomados autores da literatura contemporânea de língua portuguesa. Até à meia-noite do próximo domingo, 5 de maio, interessados podem se inscrever para a primeira turma deste segundo ano do projeto: a Oficina de Criação Poética: Poesia no Corpo e na Palavra, com Marina Wisnik. Os encontros vão ocorrer entre os dias 13 e 15 de maio (segunda a quarta), das 14 às 18 horas, na Sala Multiuso da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), nos Barris, em Salvador. As inscrições devem ser feitas através de formulário online disponível em www.fundacaocultural.ba.gov.br/escritasemtransito.


Até o início de 2014, serão 14 cursos, todos com 20 vagas, conduzidos, além de Marina, por Allan da Rosa, Antonio Cicero, Bruna Beber, Carol Bensimon, Joca Reiners Terron, José Luiz Passos, Laura Erber, Luiz Antonio de Assis Brasil, Marília Garcia, Noemi Jaffe, Ondjaki, Paulo Henriques Britto e Ricardo Domeneck. As inscrições vão ser abertas individualmente ao longo do ano.

Compositora, cantora, atriz e arte-educadora, Marina Wisnik tem no cerne de seu trabalho a poesia – universo pelo qual transita desde a infância. É formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e sua atuação em educação artística se dá na associação da literatura a outras linguagens. Publicou SÓS, livro de palíndromos, pela Editora Oficina Raquel, e, no ano passado, lançou seu primeiro disco, Na Rua Agora, consolidando a criação de melodias, harmonias e letras como seu meio de expressão. A Oficina de Criação Poética: Poesia no Corpo e na Palavra visa a sensibilizar e instrumentalizar os participantes à criação poética, transitando entre a teoria e a prática. Trabalhando conceitos como livre associação, rima, verso, metáfora e síntese, o oficinando deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias e refletir coletivamente sobre as produções realizadas no grupo. O participante será também estimulado a resgatar sua memória corporal no processo criativo.

O Escritas em Trânsito é resultado do diálogo entre a Coordenação de Literatura da FUNCEB e a sociedade civil em diversos encontros setoriais e eventos literários, nos quais foi enfatizada a necessidade de se ter acesso às discussões e diálogos que movimentam a cena literária nacional. O projeto responde às políticas de formação e fomento no âmbito da Literatura, bem como oferece aos profissionais do setor, na Bahia, o aprofundamento e o diálogo com outros artistas da palavra: poetas, escritores e ficcionistas de diversas origens e de vários estilos e formatos, todos reconhecidos e relevantes no Brasil, premiados e legitimados por uma crítica qualificada, possibilitando aos baianos o contato com a experiência destas pessoas.

Na sua 1ª edição, reuniu Angélica Freitas, Carlito Azevedo, Fabiano Calixto, Fabrício Corsaletti, Luiz Bras, Marcelino Freire, Ricardo Aleixo, Ricardo Chacal e Veronica Stigger. As 180 vagas disponibilizadas foram esgotadas em oito dias, comprovando a demanda existente pelo desenvolvimento, prática e aperfeiçoamento do trabalho em literatura de artistas da Bahia. De novembro do ano passado até este mês de abril, com carga horária entre oito e 20 horas, as oficinas abordaram temáticas sobre a poesia, o conto e a crônica, trazendo conteúdos para capacitação e apresentação de novas propostas para os processos criativos dos participantes. 

Nenhum comentário: