Início

sábado, 11 de maio de 2013

Ilhéus participa da Semana Nacional de Museus

foto: Gidelzo Silva

As memórias, histórias e parte da cultura de Ilhéus estão inseridas na Semana Nacional do Museu, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre entre a próxima segunda-feira, 13, e o domingo, 19, em todo o país. A inscrição de Ilhéus no evento foi realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, e a programação inclui exposições, palestras e recitais, em diversos centros de cultura da cidade, incluindo a exposição do Museu do Mar e da Capitania, da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata).  


Na Casa de Cultura Jorge Amado, serão expostos textos e fotografias produzidos pela mulher do escritor, Zélia Gattai, retratando a relação do casal com o poeta chileno Pablo Neruda.  Ainda, o acervo fixo da Casa de Cultura traz roupas e objetos pessoais do literato, além das capas dos seus livros e representações dos orixás. O espaço ficará aberto à visitação durante a semana, no período das 09 às 18 horas.

Já no Espaço Goca Moreno (Rua Antônio Lavigne de Lemos – Centro) poderá ser conferida a exibição do filme A Seara Vermelha, proibido pela ditadura militar por ter como eixo temático a reforma agrária. Outras atrações são a exposição de fotografias produzidas Zéllia Gattai, relatando a convivência cotidiana com Jorge Amado e família, na casa do Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, bem como a visita guiada à exposição Casa do Rio Vermelho, que reúne relato de pesquisas e entrevistas com os familiares do escritor. O Espaço Goca Moreno, ficará aberto sempre das 09 às 18 horas.

Ainda faz parte da programação da Semana Nacional de Museus, em Ilhéus, a palestra Coronel Misael Tavares – um marco na história de Ilhéus, ministrada pelo professor Ronaldo Lindone, graduado em Filosofia e História e especialista em Metodologia do Ensino Superior. A palestra vai ocorrer na próxima terça-feira, 14, no período das 9 às 10 horas, no auditório do Ilhéus Hotel.

No mesmo local, na quarta-feira, 15, a partir das 20 horas, será ministrada a palestra Política Nacional de Museus e seu Impacto Sociocultural nas Instituições Museais da Bahia e Comunidades do Entorno, ministrada pela museóloga e especialista em educação, Elaine S. Gonçalves. Já no Salão Nobre de Eventos do hotel, será promovida, nos próximos dias 16 e 17, das 09 às 17 horas, a oficina Conhecer para preservar – Oficina de Educação Patrimonial para Monitores.

Mais atrações culturais vão ocorrer no Museu da Piedade. Entre os dias 13 e 19, das 08 às 17 horas, ficará aberta ao público a exposição de artes plásticas de artistas locais com temáticas ligadas à memória e identidade da região Sul da Bahia. Também será possível participar, nos mesmos dias e horários, da visita guiada pelo conjunto arquitetônico neogótico do local, que abriga museu, capela e escola.  No sábado, 18, na área verde do museu, será apresentado o recital lítero-musical, com a participação dos estudantes do ensino médio do Instituto Nossa Senhora da Piedade.  

 




Nenhum comentário: