Início

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Itacaré recebe destaques da música alternativa brasileira no terceiro ano do Festival Stereo Sul


Curumin, Karina Buhr, Scambo e Eddie estão entre os destaques dos shows nos dias 15 e 16 de dezembro na Praia da Tiririca, com entrada franca

O Programa Conexão Vivo apresenta, nos próximos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de dezembro em Itacaré (BA), a terceira edição do Festival Stereo Sul, que traz na sua grade de programação alguns dos mais prestigiados nomes da nova música brasileira, como Curumin, Karina Buhr, Scambo e Eddie. As apresentações, que ainda contam ao todo com oito atrações nos dois dias, acontecem na Praia da Tiririca, a partir das 18 horas, com entrada franca.

Além dos shows, o festival também promove debates nos dois dias, com convidados locais e nacionais discutindo os temas: “Plataformas Permanentes Para Circulação Artística”, no sábado (15), e “Comunicação, Redes de Identidade e Produção de Novos Conteúdos”, no domingo (16). Os encontros acontecem na Casa do Boneco, às 16 horas.


Atrações - No dia 15, sábado, duas cantoras que vem se destacando entre os nomes da nova MPB, Karina Buhr e Lurdez da Luz, são os destaques das apresentações da noite.

Nascida em Salvador, mas radicada em Recife desde a infância, Karina, ex-integrante da banda Cumadre Fulozinha, traz para Conquista o repertório dos dois elogiados álbuns de sua carreira solo (“Eu Menti Pra Você”, 2010, e “Longe de Onde”, 2011), ambos inclusos em diversas listas de melhores do ano da crítica especializada, em veículos como a Rolling Stone Brasil, Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, entre outros. Em 2012, Karina está indicada, ao lado das cantoras Gal Costa e Marisa Monte, na categoria melhor show do ano na premiação da conceituada revista cultural Bravo!

Já a paulistana Lurdez da Luz ganhou destaque como integrante do grupo de hip hop Mamelo Sound System, mas agora apresenta seu trabalho solo, com repertório baseado no primeiro disco lançado, em 2010, que leva o nome da cantora. A boa repercussão rendeu elogios da crítica especializada, com Lurdez recebendo a indicação para concorrer ao Prêmio VMB da MTV Brasil nas categorias melhor artista de rap e melhor videoclipe por “Andei”.

Mais duas atrações compõem a grade do primeiro de shows do Stereo Sul. Uma delas é o grupo de hip hop de Ilhéus O Quadro, que lançou seu primeiro disco em 2012, produzido por Buguinha Dub e conta com participações de Guilherme Arantes e da Mc paulistana Lurdez da Luz. No som, o Quadro busca inovações estéticas a partir de diálogos com outros estilos musicais que vão do ijexá ao afrobeat, sem deixar de ser rap.

Completa a lista de shows do primeiro dia o Coletivo di Tambor, grupo idealizado pelo percussionista Mamá Soares que tem a percussão como base, misturando ritmos globalizados como o drum and bass com sonoridades baianas como o samba, o ijexá, além de carimbo, merengue e música africana.

Domingo - No segundo dia, domingo (16), os pernambucanos da Eddie e o paulistano Curumin aparecem como destaque na programação do Stereo Sul.

Com cinco discos gravados, a Eddie é uma das bandas mais respeitadas da rica cena musical pernambucana. Na atividade desde os anos 1990, o grupo chega a Itacaré com a turnê de "Veraneio”, de 2011, álbum que conta com ilustres conterrâneos entre os convidados como Otto, Junio Barreto, Karina Buhr, Lirinha (ex-Cordel do Fogo Encantado).

Já o paulistano Curumin chega com o respaldo de ser um dos mais importantes nomes na nova MPB dos anos 2000. No show do Stereo Sul, Curumin traz a turnê do disco “Arrocha”, o elogiado terceiro álbum de sua carreira, lançado em 2012 e presença certa nas listas de melhores discos do ano. Completam a grade de atrações os baianos da Scambo, que lançou este ano o disco “Flare”, além da banda local Magô e Ogam Hits.

Histórico - Incubado em 2010, o Stereo Sul aconteceu, naquele ano, no estacionamento da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, com seis grupos locais e um público de 940 pessoas. Já em 2011, o público cresceu mais de três vezes, ultrapassando a marca de 3,2 mil pessoas, que participaram de duas oficinas e assistiram a 10 shows de nomes como Davi Moraes, Porcas e Borboletas, Retrofoguetes e Bemba Trio, além de atrações do interior baiano.

Conexão Vivo – Mais de uma centena de projetos musicais de todo o país fazem parte do Programa Conexão Vivo, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários, compondo uma rede nacional e permanente de atividades culturais, que envolve artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

O Conexão Vivo realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações acontece conjuntamente. Além disso, o programa está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

Comunicação: Lucas Cunha (71 9965 2969). Contato produção: Maquinário Produções: (71 3346 0211). 

Nenhum comentário: