Início

sábado, 19 de janeiro de 2013

Para o alto e avante!!! - por ED PAIXÃO


A cultura em Ilhéus começa a dar passos longos em direção a um apogeu cultural. O que se observa no cenário atualmente é uma mobilização artística muito maior do que em décadas passadas. 

Grupos de teatro tornam-se mais ousados em suas propostas e projetos, viajando para outras cidades e estados, levando em seus semblantes a alegria e o orgulho de serem ilheenses. Tanto a dança como a música em todos os seus segmentos conquistam uma hegemonia ideológica forte, de valores e posicionamentos artísticos. Os músicos em Ilhéus, que entendem a música como arte e não comércio; sobem degraus que os elevam a um nível musical de alta qualidade instrumental e vocacional.

Os ilheenses aos poucos despertam para importância da cultura em suas vidas, e percebem como a própria cultura move uma cidade. Ilhéus é uma cidade histórica, visivelmente estratégica em turismo e com um potencial muito forte para economia criativa e sustentabilidade. A preservação dos patrimônios históricos concretiza-se como algo essencial para o futuro da cidade, cidade essa que depende do seu passado para construir o seu presente.

Todavia ainda é preciso combater ferozmente a ignorância cultural, quando todos os ilheenses entenderem que eles têm a faca e o queijo na mão, então Ilhéus ocupará com toda pompa e glória o seu lugar como princesinha do sul, assim como é nas obras de Jorge Amado. 

“É essencial que os moradores de Ilhéus valorizem seus artistas, consumam sua arte, arte da sua terra. Ainda valoriza-se muito quem vem de fora, sabendo que são pessoas que nada tem haver com nossa realidade, só porque seus rostos são expostos na tela de uma TV, eles devem ser glorificados? É muito fácil ser artista quando se vêm de berço de ouro, quero ver, se eles seriam artistas se tivessem que ralar todo dia na rua para atrair atenção das pessoas para virem assistir seus espetáculos.”

O que chama atenção nos dados é o número alarmante de ilheenses que não conhecem a sua própria terra, que nunca visitaram espaços culturais históricos, que desconhecem a história da sua cidade e que nunca pisaram no Teatro Municipal, por exemplo.

A luta é grande companheiros, mas juntos e coesos trabalhando em prol da nossa cidade, podemos conseguir mudar esse quadro. Transformaremos sonhos em metas a serem alcançadas. Quando se tem determinação, sonhos tornam-se realidade. Vamos lutar pelos nossos sonhos!!! Estamos caminhando... Para o alto e avante!!! E as nuvens se dispersam para mostrar como é lindo o azul do céu.



Ed Paixão é ator, professor de teatro, palhaço e conselheiro municipal de cultural da área temática de teatro.

Nenhum comentário: