Início

domingo, 24 de março de 2013

"Como é que se chama mesmo...?" - por PEDRO PAULO


Sabe quando você tá aleatório na internet e de repente você começa a pensar numa pessoa e esquece o nome dela? Mas assim, esquece completamente? E não adianta entrar no facebook, pesquisar no celular... Que estranho. Quando os vínculos se desligam, nosso cérebro apaga as conexões que nos levam a essa memória específica. Não falo isso com algum embasamento teórico, apenas uma observação empírica. A certeza que vai me dando, com o passar dos anos, é que isso se torna cada vez mais forte e mais perceptível. 

É meio louco isso, mas faz sentido. Quando eu era pequeno eu tinha esses lapsos de memória. Não que eu me esqueça de um fato, mas me esquecia nomes de pessoas e detalhes "bobos" de coisas ao redor. Eu nunca me esqueci como perdi a unha do meu dedo anelar quando era criança, mas hoje já não lembro mais em que circunstâncias isso se deu e nem me lembro de onde saiu a ideia brilhante de descer uma ladeira sentado num skate, mas enfim.

Acredito que o que deve acontecer é isso: você simplesmente filtra e armazena no espaço que tava essa informação outras que sejam mais relevantes. Não é que se delete. Volta e meia você vai estar aí, abrindo a geladeira da sua casa e vai dizer "AH! O nome era esse. Claro!", mas provavelmente seu cérebro organiza e mapeia suas prioridades e torna acessível aquilo que seja identificado como algo relevante (independente de positivo ou negativo) pra você.

Escrevendo esse texto eu lembrei que o problema não foi descer sentado, senão descer a ladeira com as mãos soltas, e, obviamente, esquecer-me de que haviam rodas embaixo do skate que, com o meu peso, fariam pressão suficiente pra balançar minha unha pra fora. Mas a memória do merthiolate vermelho ainda é turva. Essas coisas que doem de mais, pelo menos fisicamente, se perdem no nosso cérebro. Mas uma hora voltam.

Pedro Paulo escritor, pensador nas horas vagas e poeta quando a inspiração vem. Nasceu no Rio, viveu catorze anos na Bahia e agora vive em Montevidéu, no Uruguai. Seu blog pessoal é o www.pedropaulo.blogspot.com


 fonte da imagem: http://www.casadacultura.org/arte/arte_digital/angel_estevez/arte_digital_angel_estevez_idx.html

Nenhum comentário: