Início

sábado, 23 de março de 2013

Maria da Conceição Soares Lopes - por ALFREDO AMORIM


Nasceu no distrito de Tabocas, hoje Itabuna, em 9 de dezembro de 1905, filha de João Baptista Soares Lopes e Laura Ferreira Lopes, tinha seis irmãos: Felogênio, Antônio, Jorge, Aloísio, Aníbal e José.

Foi uma das formandas da primeira turma do Colégio Nossa Senhora da Piedade em 1923.

Estudou na Escola de Música da Bahia, em Salvador, chegando a ser Diretora da escola na sua secção de Ilhéus.


Professora de letras, piano, promoter, escritora, banqueteira, vereadora, uma colunista social brilhante, sempre usava um pseudônimo (Rosana, Úrsula Íris). Foi vereadora, em Ilhéus, durante o governo do Prefeito Herval Soledade, na sua primeira gestão, 1956/59; Secretária da Legião Brasileira de Assistência, em Ilhéus; Presidente de Honra do Conselho das Bandeirantes; Secretária da Associação Santa Isabel das Senhoras de Caridade de Ilhéus e depois sua Presidente por 12 anos.

Ceiça, como era mais conhecida, foi presidente da Comissão Julgadora do Concurso Miss Verão de Ilhéus de 1979, que elegeu Cristina Reis Miss Verão no dia 23 de fevereiro de 1969, promovido pelo Semanário Bahia Sul, com patrocínio da associação Baiana das Indústrias de Cacau (ABIC), nas praias da Avenida Soares Lopes, em frente ao Edifício Souza. Em 1966 foi promoter de Florianael Costa Portela (Flori), quando esta foi eleita “Miss Bahia” em concurso realizado no Ginásio Antônio Balbino em Salvador.

Criou o sobrinho João, que registrou como seu filho.

Terminou seus dias internada no hospital e maternidade a que dedicou parte da sua vida, sofrendo de mal de Alzheimer.

Faleceu em 10 de junho de 1994, seu corpo está sepultado no Cemitério de Nossa Senhora da Vitória, junto a seu pai e irmãos.








Alfredo Amorim é ilheense nascido e criado nessas terras, membro do Instituto Histórico de Ilhéus e observador atento das ruas da cidade. 

Nenhum comentário: