Início

sábado, 9 de março de 2013

Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências - por PAWLO CIDADE

Márcio Meirelles por João Millet Meirelles

“Todas as discussões caminham para a construção de políticas públicas
que possam nortear o Teatro na Bahia.”
P.C.


A ideia do painel do primeiro dia, 03 de abril: "Teatro e Transformação: A Lei como Ponto de Partida", coordenado pelo presidente do Sindicato dos Artistas, Fernando Marinho é estimular o debate sobre o fazer teatral e suas implicações no processo de criação, permitindo assim a troca de experiências entre grupos e artistas e a construção de políticas públicas que possam fortalecer o Teatro na Bahia.


No segundo dia, dia 04 de abril, Márcio Meirelles, ex-secretário de Cultura do Estado da Bahia e diretor do Bando de Teatro Olodum, irá abordar o trabalho de grupos e coletivos, discutindo a concepção do projeto estético e ideológico do Bando e de outras companhias que se identificam com o trabalho continuado. Ele comandará o painel: "Teatro e Pesquisa: Grupos e Coletivos."

Na sequência, ainda no mesmo dia, Romualdo Lisboa, diretor do Teatro Popular de Ilhéus discute a dicotomia "Teatro/Teatralidade", em painel homônimo cujo debate recai sobre "O Processo Pedagógico da Criação Teatral". "É bem provável que o conceito de Teatralidade tenha surgido na mesma oposição que literatura/literalidade", salienta Romualdo.

Na parte da tarde, o diretor Fernando Guerreiro (atual gestor da Fundação Gregório de Mattos, em Salvador) apresenta-nos "Teatro e Comunidade: Relação e Criatividade" percorrendo os meandros da relação do artista de teatro com o público.

Por fim, no último dia, 05 de abril, Romulo Avelar, autor do livro "O Avesso da Cena: Notas Sobre Produção e Gestão Cultural", brinda-nos com o tema "Teatro e Sobrevivência: Soluções Criativas para a Viabilização do Trabalho Teatral." “No Brasil, a utilização de ferramentas da administração no cotidiano dos grupos artísticos e entidades culturais ainda encontra algumas resistências. Por estranho que pareça, temas como planejamento, planejamento estratégico, organização e métodos, logística e qualidade são alheios à realidade de boa parte dos profissionais encarregados da gestão de instituições da área,” salienta Romulo, ex-membro do Grupo Galpão, de Minas Gerais.

Portanto, todas as discussões caminham para a construção de políticas públicas que possam nortear o Teatro na Bahia, sobretudo na elaboração do Plano Setorial. Além dos painéis, três oficinas e duas apresentações de teatro também serão alvo de discussão durante o seminário.

“Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências”, tem o apoio institucional da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado da Bahia; e o apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz e SEBRAE. A produção é de Viviane Siqueira e a curadoria de Pawlo Cidade. 

Mais informações: www.teatroeteatralidade.blogspot.com



Pawlo Cidade - Diretor Artístico / Presidente do FAEGSUL 



Nenhum comentário: